2VRT

2VRT


A Unidade de Intervenção Cardiovascular do Hospital de Santa Cruz, (UNICARV) e a Unidade de Hemodinâmica do Hospital Fernando da Fonseca organizam, nos dias 9 e 10 de maio, a 11.ª edição do 2VRT dando seguimento ao êxito alcançado em mais de uma década de edições.

O evento decorrerá no anfiteatro do Hospital de Santa Cruz e na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide) respetivamente, no primeiro e no segundo dia.

A contínua evolução do conhecimento no campo cardiovascular torna fundamental a constante atualização de todos os que colaboram diariamente no cuidado de doentes cada vez mais complexos.

O progresso na área de coronárias e estrutural transformou a Cardiologia, exigindo diferentes estratégias que vão desde a terapia com novos fármacos anticoagulantes e anti-agregantes, anticorpos monoclonais para tratar a aterosclerose, a prevenção do AVC, o tratamento da hipertensão arterial e abordagem da insuficiência cardíaca. Dentro da Cardiologia, os Laboratórios de Hemodinâmica intervêm com seus mais recentes desenvolvimentos tecnológicos segundo uma estratégia clínica diária delineada em parceria com todos os outros profissionais especialistas que operam em nível hospitalar e ambulatório, e que garantem a continuidade dos cuidados, mesmo a longo prazo.

O 2VRT 2019, está totalmente focado na discussão aberta e informal entre todas os colegas contando também com a participação ilustre de várias referências nacionais e internacionais.

Na 5ª feira dia 9 será uma reunião prática, com um programa de intervenções terapêuticas a decorrer na UNICARV e transmitidas para o anfiteatro do Piso 7. Antes da intervenção, serão apresentados o contexto clínico, os exames complementares efetuados pelos doentes e a estratégia terapêutica previamente decidida e que será executada na UNICARV, com transmissão contínua para o anfiteatro. Foram selecionados os seguintes casos:

  • doentes com estenose aórtica para implantação percutânea de prótese aórtica por via transfemoral e axilar;
  • revascularização híbrida na doença coronária isquémica;
  • desafios da fisiologia e imagiologia coronária;
  • intervenção coronária complexa;
  • encerramento de FOP

Na 6ª feira dia 10 a reunião irá privilegiar o debate sobre os temas quentes da Cardiologia de Intervenção abordando temas como:

  • Sessão INVESTIGAÇÃO sobre desenervação renal;
  • Sessão FOCUS sobre prevenção do AVC com dispositivos;
  • Sessão INOVAÇÃO sobre os novos limites da Intervenção na Insuficiência Cardíaca;
  • Sessão UP-TO-DATE sobre o novo mundo da implantação de Válvulas Percutâneas;
  • Sessão Válvulas Aórtica Percutâneas: A a Z & Banca de Dispositivos com hands-on